Como se conectar ao backbone da RNP

A RNP opera um serviço de backbone para atender à comunidade acadêmica e de pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) regionais. Os PoPs da RNP, que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os 27 Estados da Federação.

As instituições usuárias da infra-estrutura de rede da RNP conectam-se ao backbone diretamente, através dos PoPs, ou indiretamente, através de redes acadêmicas regionais.

Qualificação de organizações usuárias

Todas as instituições interessadas em estabelecer uma conexão à Internet através do backbone RNP2 e, conseqüentemente, fazer uso de seus serviços de rede, devem solicitar a qualificação como usuária do backbone.

O RNP2, operado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é uma infra-estrutura de rede Internet avançada. Financiado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, foi concebido para atender com excelência de qualidade à comunidade de ensino e pesquisa brasileira, interconectando instituições e redes regionais em nível nacional e oferecendo links internacionais próprios.

A solicitação de qualificação como usuária submetida pela instituição é avaliada e aprovada pela Comissão de Avaliação de Qualificação (CAQ) do Comitê Gestor RNP, de acordo com os termos da Política de Uso.

O primeiro passo para solicitar a qualificação é a leitura desse documento para verificar se a instituição se enquadra nos termos de uso do RNP2.

O segundo passo é entrar em contato com o responsável administrativo ou técnico do Ponto de Presenáa da RNP do Estado onde a sede da instituição está localizada. No caso de Minas Gerais, o contato deve ser feito via email (info (at) pop-mg.rnp.br) ou pelo telefone (31) 3409-5829, com Murilo Monteiro. A instituição candidata obterá, junto ao PoP-MG, todas as informações e orientações necessárias para solicitar a qualificação como organização usuária do backbone RNP2.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da RNP.