User Tools

Site Tools


redecomep:governanca:cg:reunioes:20110714:start

14/07/2011

REDE comep.bh

Décima Primeira Reunião do Comitê Gestor

Ata da décima primeira reunião do Comitê Gestor da Redecomep-BH de Belo Horizonte, realizada no dia 14 de julho de 2011 na sala de Reuniões dos Conselhos no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Estavam presentes Marcio Luiz Bunte de Carvalho coordenador do Comitê Gestor da Redecomep-BH, Luciano de Errico e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca representantes da UFMG, Marcos Fernando dos Santos representante do CEFET-MG, Humberto Torres Marques Neto, representante da PUC-MG, Osmar Aleixo representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais/SECTES, Paulo Kleber Duarte Pereira e Marcelo Leonardo de Almeida representantes da Fapemig, Aliane Baeta representante do IGA, José Luiz do Carmo e Erico Verissimo Xavier de Abreu representantes da UEMG, Eduardo César Iannini representante da Fundação João Pinheiro, Edmar Rodrigues Martins representante da Fiocruz, Breno Luiz O. Carvalho representante do CETEC, Roberto Silva Bigonha e Murilo Silva Monteiro representantes do POP-MG/RNP. Foram convidados Waldecir Antônio Liberato, Leonardo Lopes de Araujo, Luiz Gustavo de Andrade Mendonça, Agnaldo Bonini e José Carlos Lacerda Caldas representantes da Cemig Telecom.

Assuntos tratados:

  1. O projeto aprovado pelo Comitê Gestor em sua décima reunião no dia 26 de agosto de 2010 tem a seguinte topologia:
  2. Informes sobre o processo de formalização da contratação da Cemig Telecom pela RNP para a implantação da RedecomepBH. A expectativa é de que o termo seja assinado na próxima semana. Iniciando assim o prazo de 40 dias para a implantação, ou seja, a infraestrutura de rede de fibras apagadas deverá ser entregue no inicio de dezembro.
  3. O processo de aquisição dos equipamentos, coordenado pelo POP-MG, está sendo articulado com a RNP e deverá ser concluído antes do inicio de dezembro. Está sendo avaliada a possibilidade de se adquirir equipamentos que possibilitem que a banda seja de 10 Giga bits/segundo.
  4. A equipe da Cemig Telecom fez uma apresentação dos procedimentos adotados para viabilizar a instalação da rede. Será oportunamente agendada uma visita a cada um dos pontos onde serão instalados os equipamentos. Ficou acertado que cada uma das instituições deverá encaminhar para o Murilo Monteiro (murilo@pop-mg.rnp.br) as informações de contato para que sejam agendadas estas visitas.
  5. Durante este período de implantação, a RedecomepBH deverá acertar como deverá ser formalizada a sua governança. Serão avaliadas algumas estratégias em uso pelo Brasil em uma reunião a ser agendada no inicio de agosto.
  6. O custo de operação do NOC durante o primeiro ano da rede será assumido pela SECTES. A gestão da Redecomep deverá buscar meios para garantir a sua sustentação nos anos seguintes, antes da ativação da rede. A estimativa é de que o custo mensal por ponto seja de R$ 1600.00

Belo Horizonte, 14 de julho de 2011



Marcio Luiz Bunte de Carvalho
Coordenador CG Redecomep-BH

redecomep/governanca/cg/reunioes/20110714/start.txt · Last modified: 2018/11/16 00:26 by 129.213.64.179